É fato comprovado que o trabalho em equipe é uma das principais características das empresas de sucesso. Mas para isso é necessário investir nas relações humanas dentro da empresa, uma vez que o relacionamento de qualidade gera resultados positivos na organização.
Nunca no mundo corporativo se valorizou tanto os “colaboradores”! Sim, muitas organizações estão acordando para essa realidade, de que as empresas de sucesso são feitas de “gente de sucesso”. Sim, gente motivada e feliz com seu trabalho transformam em sucesso qualquer empresa! Por isso as empresas vem desenvolvendo cada vez mais a habilidade da comunicação e a autoestima de seus funcionários. Estão investindo no relacionamento interpessoal, social e nas características individuais com seus sentimentos, desejos e receios.
É fato que o relacionamento de qualidade gera resultados positivos na organização, mas para isso deve-se conduzir a equipe com espírito de liderança e valorizar o ser individualmente.
Quem toma dianteira nesse processo?
Os líderes são os responsáveis pela valorização da equipe. São funcionários que muitas vezes não tem o cargo de gerente ou supervisor, mas é alguém que tem forte influência ao seu redor e pode agir de maneira muito positiva. Pois líderes são aqueles que conseguem influenciar equipes através do seu estilo de atuação, obtendo não só um bom desempenho, mas também o comprometimento.
A valorização deve acontecer facilmente com a realização de reuniões regulares, saber ouvir e trocar ideias, fixando metas realistas e acompanhando essas metas, podendo assim fazer os ajustes necessários.
É comum surgirem conflitos entre os membros da equipe, pois são formadas por pessoas com necessidades e conceitos diferentes. Aí entra o papel principal do líder, que é ter a habilidade para conhecer cada membro e proporcionar estímulos individuais, conversas que lhe deem uma visão mais profunda de cada individuo na equipe, com o objetivo de conseguir um excelente resultado final.
É preciso levar em conta a cultura da empresa, onde temos o clima da organização e as normas da empresa,
Mas, é fundamental que o exemplo de solidariedade parta do nível mais alto da empresa, influenciando em todos os níveis, resultando no excelente relacionamento interpessoal.
Quais os primeiros passos?
Naturalmente que sempre surgem dificuldades, seja do líder ou de seus liderados. Por isso a observação atenta do convívio e as experiências vividas na empresa indicam onde são necessárias as melhorias das relações internas entre todos.
Seguem algumas dicas:
- Saiba ouvir seu liderados! Ao ser informado, interprete a mensagem de maneira adequada, para que suas ações sejam coerentes. Ouça sem nenhum preconceito, seja qual for a mensagem.
- Transmita com clareza! Ao falar com sua equipe, certifique-se de que a mensagem foi adequadamente interpretada pelos que a recebem.
- Os elogios tem a hora certa! Saiba dosar isso e forneça um feed back altamente construtivo, tanto individualmente como em grupo.
- Seja um líder disponível para sua equipe! Afinal, você precisa disso para descobrir os pontos fracos e fortes da sua equipe e incentivá-los ao crescimento.
A tarefa principal do líder é, mais do que outras, inspirar seus comandados a conviver juntos e em harmonia, criando assim um ambiente de cooperação onde todos se sintam incluídos e valorizados.
E não tenha dúvida de que investir no relacionamento de qualidade gera resultados positivos para a empresa, pois os clientes percebem o clima de cooperação e harmonia da equipe, e isso atrai as pessoas e transmite segurança e credibilidade.
Se você quer ter uma empresa moderna e em franco crescimento tenha um programa de valorização do seu pessoal. Sua empresa vai crescer muito e não há crise que a derrube!
Sobre o Autor
1 Comentário
Hoje minha maior dificuldade é a politicagem no ambiente de trabalho. Para não negativar o ambiente eu fico quieto.
Gostei do post, vou acompanhar seu blog.