Quais são os 4 Pilares do Sucesso na Venda da Sua Loja?
Há poucos problemas numa loja comercial em que mais vendas não resolvam. Sim, a maioria dos problemas são causados quando cai a venda e consequentemente o lucro. Sem o lucro não se faz investimento para crescer, e isso torna-se um circulo vicioso, e sem investimento a venda cai mais ainda, inviabilizando o negócio, e assim muitas portas se fecham.
Alguns lojistas não dão importância para investir no marketing, deixam ao acaso, e quando vem a crise não há mais tempo para recuperar o tempo perdido.
Uma loja que tem alto faturamento, que aproveita todo seu potencial produtivo, precisa estar alicerçada numa base sólida. Então de que é formado este alicerce? Veja nesta postagem quais são os 4 pilares do sucesso na venda da sua loja, e como você pode construir e fortalecer estes pilares.
São eles:
-
EQUIPE
-
PRODUTO
-
ATENDIMENTO
-
PROMOÇÕES
Equipe
É fundamental ter uma equipe de vendedores(as) totalmente comprometidos com seu negócio. Para conseguir isso você precisa cuidar desde a contratação do vendedor(a), do treinamento de vendas, ensinar a cultura da sua loja, como seguir as rotinas de trabalho e atendimento ao cliente.
Oferecer treinamento prático para que haja desenvolvimento e progresso em todas as etapas. Importante também manter um programa de premiação pelo desempenho, isso é um fator de alta motivação da equipe!
A formação de uma equipe nota dez começa na primeira entrevista de contratação. Não negligencie nesta fase. Pesquise bem sobre o candidato, descubra seu potencial, seus antecedentes, sua base familiar, faça no minimo três entrevistas e aplique testes de conhecimento e psicológico.
Durante o período de experiência acompanhe de perto seu desempenho, faça as correções que forem necessárias e avalie a reação. Ao termino do contrato de experiência seja firme, não se adaptou dispense.
Produto
Está aqui uma boa parte do desafio do lojista! É preciso comprar bem e certo. Se o produto for muito barato mas não for de qualidade, vai vender muito no inicio, mas depois vai dar muita reclamação, trocas, prejuízos, etc. E o pior, vai perder clientes. Se o produto for muito bom, mas o preço for alto, vai vender pouco, vão taxar sua loja de “careira” e seu negócio não decola. Você precisa encontrar o meio termo.
O produto tem que ter qualidade, tem que ser aquilo que seu cliente quer, e tem que ter um “preço justo”. Não precisa ser com preço baixo, para ganhar da concorrência. Se seu preço for equivalente ao da concorrência, mas você tiver um diferencial em variedade, modelos, sempre recebendo novidades, já é suficiente para alavancar sua loja.
Para conseguir chegar ao meio termo – qualidade e preço justo – faça parcerias com os fornecedores, negocie preços, tenha um leque maior de fornecedores, com mais opções você faz melhor negócio. Tente comprar direto do fabricante, sem intermediários, se você puder transportar a mercadoria até sua loja, já elimina o frete e a comissão dos vendedores. Resultado, terá um custo menor, podendo vender mais barato com maior lucro.
Atendimento
É aqui que você ganha da sua concorrência! Mantendo uma politica de excelência no atendimento ao cliente. Tenha em mente que tudo que você faz na sua loja é voltado para “o cliente”. Todas as ações feitas na loja tem por objetivo conquistar e manter clientes! Por isso cabe á você treinar seus vendedores(as) a oferecer um atendimento vip para cada cliente na sua loja.
Não basta ter um bom atendimento. Precisa ser um atendimento que surpreenda o cliente com algo que ele não espera, que seja uma experiência que o faça pensar e queira voltar a loja novamente!
Mas como fazer com que a equipe queira agir assim? Treinando passo á passo como fazer, criando dispositivos de incentivo, mantendo reuniões regulares, acompanhando o dia a dia, conduzindo com espirito de liderança.
Infelizmente o atendimento na maioria das lojas do comércio é ruim ou apático, fica evidente que os vendedores(as) só querem vender, a única motivação é a comissão nas vendas.
É uma cultura antiga que está enraizada, mas é preciso quebrar esse estigma, e adequar á nova realidade. O cliente mudou, está muito mais consciente das suas necessidade e direitos, ele exige respeito e um tratamento digno ao comprar um produto.
As empresas comerciais que não se adaptarem á essa nova realidade estão fadadas ao fracasso. Lentamente os clientes vão migrando para quem os respeita, quem se preocupa verdadeiramente em satisfazer a necessidade do cliente, querem o cliente, não para apenas uma venda, mas para toda vida!
Promoções
Quem não gosta de promoções? As Black Friday tem sido um bom termômetro do que as promoções são capazes. Os estoques das promoções ficam zeradas, são um verdadeiro sucesso de vendas! Por isso você precisa manter uma programação de promoções regulares na sua loja.
Por exemplo, faça promoções a cada dois meses, promoções de acordo com datas comemorativas, dia das mães, dos pais, dos namorados, e assim por diante.
Mas também crie suas promoções personalizadas, que só sua loja faz, pois essas promoções ficam gravadas na mente do cliente e ele sempre aguarda aquele mês para comprar na sua loja.
Mas o mais importante, “as promoções tem que ser verdadeiras”! Tem muito lojista que anuncia promoções fictícias, aumentam o preço e depois colocam em promoção. O cliente não é bobo, ele sabe o que acontece, o consumidor está muito antenado e sabe diferenciar uma promoção falsa e uma verdadeira. Por isso seja sempre ético, valorize o seu cliente. Implemente e fortaleça os 4 pilares do sucesso na venda da sua loja. Afinal, o cliente é para sempre, e não apenas para uma venda!
Veja dicas no site: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Muito sucesso pra você!
Sobre o Autor
0 Comentários