Minha equipe perdeu o rendimento, o que faço agora?
Tem momentos na trajetória do empresário em que você se pergunta: Minha Equipe De Vendas Perdeu O Rendimento, O Que Faço Agora? Despeço todos e contrato uma nova equipe? Mas não é a toa que sua equipe deixou de render tanto quanto antes. Aos poucos vai se instalando o comodismo, alguns ficam desmotivados devido há alguns acontecimentos pessoais ou no trabalho, outros ficam olhando para trás nos méritos que já se foram, e esquecem que em vendas, quando fecha o mês, acabou, dia primeiro tem que começar tudo do zero novamente.
A desmotivação que leva a queda do rendimento pode ser em parte culpa sua, por ter negligenciado de alguma maneira alguns aspectos na questão de motivar sua equipe a manter o ritmo de trabalho. Mas isso pode ser revertido, só depende de você.
Minha equipe de vendas não fecha as metas. Como corrigir isso?
Prepare um plano de ação imediatamente! Elabore um cronograma do que precisa ser feito passo á passo, seja uma campanha promocional, um novo anúncio na mídia, uma liquidação de saldos, etc. Por isso marque uma reunião com sua equipe o mais breve possível e peça sugestões de como poderão implantar na loja as estratégias para aumentar as vendas e voltar a bater as metas do mês.
Mas nunca critique o mau desempenho da equipe até agora, agradeça os esforços de todos e parta para a ação! E implante as mudanças necessárias e inclua uma campanha interna de premiação para a toda equipe como um meio de motivar seus vendedores e demais funcionários, incluindo todos no mesmo objetivo da empresa. Como resultado você terá uma equipe muito mais comprometida e engajada com os objetivos da empresa.
Faça das campanhas uma rotina mensal
Isso mesmo! O lojista não pode se acomodar. Faz uma campanha esse mês, passa dois meses sem fazer nada, depois faz mais uma campanha, e assim vai levando com a barriga. Pare com isso! Você precisa fazer campanha todo mês!
Aí você diz: Mas todo mês? Será que precisa mesmo? É obvio que precisa. Porque cada campanha atrai novos clientes para sua loja. E um forte motivo para você aplicar estratégias mensais na sua loja é que a concorrência não para também, estarão sempre no seu encalço buscando atrair seus clientes para eles, por isso você deve investir em campanhas mensais. Mas você vai permitir isso? É claro que não, você vai é atrair os clientes deles para sua loja!
Como resultado suas campanhas deixam seu negócio sempre em evidência , porque mantém uma rotina constante de vendas, o cliente fica na expectativa das suas promoções, e isso fideliza os clientes para sua loja. Como resultado sua equipe ficará muito mais motivada, principalmente se você como um líder na sua loja permitir que seus vendedores participem das estratégias e sejam recompensados e elogiados pelo desempenho atingido.
Mas, que tipo de campanhas posso fazer?
Por exemplo, nas minhas lojas tínhamos o cronograma para o ano inteiro. Veja a lista abaixo:
- Janeiro – Liquidação de Saldos do Ano Passado
- Fevereiro – Promoção Fura Balão
- Março – Quinzena Maluca
- Abril – Liquidação de Saldos de Verão
- Maio – Promoção Dia das Mães
- Junho – Promoção Dia dos Namorados
- Julho – Campanha de Inverno
- Agosto – Promoção Dia dos Pais
- Setembro – Liquidação Saldos de Inverno
- Outubro – Promoção Dias das Crianças
- Novembro – Campanha de Verão
- Dezembro – Promoção Chave de Ouro
Se quiser use as sugestões acima ou crie seus próprios temas das campanhas. O marketing bem feito gera resultados surpreendentes! O importante é FAZER, EXECUTAR, APLICAR, TRANSFORMAR. E isso só cabe á você tomar a dianteira. Parece muito trabalho? Que nada! E com o tempo fica uma rotina fácil de executar que você faz facilmente. Por isso o que realmente importa é que você nunca mais vai se perguntar: Minha Equipe De Vendas Perdeu O Rendimento, O Que Faço Agora?, porque acima de tudo sua loja vai bater a meta todo mês, pode acreditar!
Sobre o Autor
1 Comentário
Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a blog web
site? The account helped me a acceptable deal.
I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea