É possível prever o futuro do negócio?
Ter a previsão exata de acontecimentos futuros é impossível, todos sabemos disso. Mas é possível que você Desenvolva o Espirito de Previsão, que protege de consequências ruins em nosso negócio!
Como podemos fazer uma previsão e proteger nosso negócio da ruína?
Existem meios que nos ajudam a ter uma previsão aproximada do que poderá acontecer em nosso negócio dependendo do nosso comportamento ao longo do ano.
Por exemplo, quem está há algum tempo no comércio sabe muito bem que há meses em que as vendas estão em alta. Por exemplo, nas datas comemorativas do ano como Maio/dia das mães, Agosto/dia dos pais, Dezembro/natal, e assim por diante. Sabemos que nesses meses há um pico de crescimento nas vendas.
Isso nos induz a nos preparar para vender mais. Aumentamos os pedidos, preparamos o ponto de venda, elaboramos uma campanha promocional para atrair mais clientes e assim por diante. Assim fazemos uma previsão aproximada de quanto vamos vender mais.
Outro fator importante que nos ajuda a analisar o desempenho do negócio e prever possíveis problemas é o “histórico” de vendas. Faça sempre um comparativo com os anos anteriores para ver se está crescendo ou caindo.
Por exemplo, compare o mês atual com o mesmo mês de 3 ou 4 anos anteriores. Veja a evolução dos meses em anos anteriores e faça um gráfico de crescimento e queda. Para que você Desenvolva o Espirito de Previsão relembre as estratégias usadas em cada ano e seu resultados. Repita as que deram resultados positivos.
Veja quanto sua loja cresceu ou caiu desde então. Se houve crescimento em relação aos anos anteriores, possivelmente continuará crescendo, desde que você mantenha o mesmo ritmo de trabalho. Se o desempenho caiu por exemplo 5%, isso é sinal de perigo, se continuar caindo você terá sérios problemas. É a hora de agir, analisar o que está errado , corrigir para voltar a crescer. Trabalhe o marketing no seu negócio e aplique estratégias visando compensar uma eventual queda nas vendas.
Portanto é necessário olhar para trás para continuar crescendo no futuro. Do contrário podemos estar nos acomodando e nem percebemos que nosso negócio está em queda, aí quando nos damos conta não há mais o que fazer. Por isso a análise do histórico nos dá uma direção a seguir para continuar crescendo nosso negócio!
Pense nisso e haja! Sucesso!
Sobre o Autor
0 Comentários