Veja 5 dicas de marketing para você começar
Não importa se você vende produto ou serviço, as dicas que descrevemos abaixo podem ser colocadas em prática para qualquer tipo de negócio. Confira, a seguir, as 5 dicas preciosas de marketing para sua empresa que selecionei para alavancar o seu negócio e se destacar no seu mercado!
1 – Identidade visual, site e redes sociais
É extremamente importante que a sua empresa tenha uma identidade visual com um logotipo e uma marca própria. Para isso, procure um profissional que seja especialista no assunto e que tenha boas referências. Sua marca precisa criar sintonia com o público que você deseja atender. Quando o cliente vê a sua marca, fachada da loja, propaganda, panfleto, etc., vem a sua mente as qualidades do seu serviço, produtos e atendimento!
Conecte sua empresa na internet!
Tudo bem se você não criar um site nos primeiros meses de vida da sua empresa. Porém, já registre o domínio do mesmo e compre um plano de hospedagem. É muito estranho ficar enviando e recebendo e-mails através da sua conta pessoal.
Crie uma fan-page no Facebook do seu negócio e compartilhe regularmente dicas, informações, ofertas, etc. Você pode pagar para impulsionar uma oferta na sua fan-page e atingir seu público especifico e conseguir alavancar muito a sua venda! Mesmo que você venda salgadinhos na porta da faculdade, atinja um nível de profissionalismo do seu negócio para que os clientes enxerguem valor.
2 – Treine a sua equipe e estabeleça metas diárias
Aonde eu vou sempre escuto a mesma coisa: “João, o nosso problema é mão de obra. Não consigo contratar bons profissionais e quando contrato eles logo vão embora”. Deixa eu te falar um negócio muito sério: A deficiência de mão de obra não é apenas sua, mas de milhares de empresas em todo Brasil e em diferentes nichos de mercado.
Se você não investir em bons treinamentos, relacionamento de qualidade, retenção de talentos, criar metas diárias e incluir a sua equipe nos objetivos, é certo que você terá problemas a curto e médio prazo. Tenha uma verba mensal para oferecer treinamentos de capacitação a sua equipe. Tenha um diálogo com eles quase que diário e mostre aberto a novas ideias que possam ser aplicadas dentro da empresa.
Ofereça um prêmio para as ideias que forem aplicadas e que tenham resultados. Faça reuniões regulares de incentivo e motivação e inclua sua equipe na administração do seu negócio, delegue atribuições. Você nem imagina o poder dessa estratégia!
3 – Invista no Marketing de Conteúdo através das redes sociais
Lá no tópico um eu falei sobre criar o seu perfil nas redes sociais, certo? A partir desse momento não tem mais volta. É preciso criar conteúdo sensacional para o seu público quase que diariamente. Eu digo quase, pois para alguns negócios não é necessário.
A sua Fanpage e o seu Instagram precisam ser atrativos a ponto do cliente poder ter todas as informações por lá. Se você tem uma loja que vende calçados, por exemplo, monte a coleção de verão 2018 com os calçados que você tem na loja.
Se você é uma empresa de informática, faça vídeo-aulas com dicas de utilização para manter o computador do seu cliente conservado. Se você tem uma assistência técnica de eletrodomésticos, poste dicas de como conserva-los.
Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, YouTube e até o WhatsApp são canais de divulgação com muito potencial. Só tome cuidado com a linguagem que você vai adotar e com a personalização do seu conteúdo.
Muitas pequenas empresas esquecem, mas é fundamental identificar em qual rede social o seu público está e definir uma periodicidade de conteúdo a ser oferecida em cada um desses canais.
4 – Invista na fidelização e retenção dos seus clientes
Você sabia que é muito mais caro adquirir um novo cliente do que fidelizar os que você já tem? Mas calma! Sua estratégia de marketing não deve apenas focar em PROMOÇÕES. Fidelizar e reter um cliente vai muito além de fazer promoções e oferecer descontos.
Fidelizar um cliente passa por diversos pontos importantes: oferecer um ótimo produto/serviço, comodidade e transparência na venda, surpreendê-lo com um fantástico pós-venda, deixar o mesmo dar feedbacks, oferecer uma garantia que fuja do padrão mostrando que seu produto/serviço é ótimo, oferecer um desconto a partir da venda número X, saber a data do seu aniversário e mandar um e-mail para ele.
Observo muitas empresas apostando 90% da sua estratégia de marketing para atrair clientes, mas esquecem de que um cliente fidelizado poderá fazer o seu marketing através da boca-boca para centenas de outros potenciais clientes. É preciso transformar o cliente em nosso vendedor!
5 – Tenha um cadastro organizado e atualizado dos seus clientes
Existem muitos softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou traduzido: Gestão de Relacionamento com o Cliente) com bom preço no mercado. Também existem boas plataformas de disparos de e-mails.
Cada prospect que entra na sua loja é uma possibilidade de vender o seu produto/serviço. A partir de hoje comece a pegar o nome, e-mail e telefone desse cliente. Categorize o mesmo em listas de interesses e por e-mail comece a conversar com ele. Dispare e-mails semanalmente através da plataforma com ofertas que você sabe que ele deseja.
Se você vende almoço fit, entre 09:00 e 10:30 da manhã são bons horários para conversar com esse cliente. Se você é um delivery de comida japonesa e funciona a partir das 18:00, envie e-mails a partir das 16:30 para despertar o interesse. Repita a ação através do Whatsapp. Mas por favor, só faça isso para clientes pré-cadastrados em sua base. Não saia disparando conteúdo para quem você nunca viu ou nem pisou na loja. Não faça spam!
Conclusão
Aplicando essas 5 dicas preciosas de marketing para sua empresa você vai conseguir resultados surpreendentes e começar a alavancar seu negócio. Mas lembre-se, faça da aplicação dessas estratégias um hábito regular. Demora um tempo para aparecer os primeiros resultados. Persevere e veja seu negócio crescer sem limites!
Sobre o Autor
0 Comentários