O que significar vender? Vender é uma arte, não o ato simples de trocar um produto pela moeda local. O que significa vender para muitos “vendedores” é empurrar um produto no cliente, bombardeando todo tipo de argumentos, até o ponto que ele não aguenta mais e para se livrar do “vendedor” acaba comprando, ou não.
Vender é “convencer”! Para isso é preciso técnica, argumentação lógica e coerente, e a negociação é uma via de mão dupla. É preciso ouvir o cliente para identificar sua necessidade e daí apresentar um produto que satisfaça essa necessidade.
A venda começa assim que o cliente entra na loja! O que o cliente vê com seus olhos, a organização da loja, dos produtos expostos, da arrumação, da limpeza, da iluminação, da facilidade em ver e tocar nos produtos, se há cartazes com preços, se há promoções, na abordagem do vendedor(a), na simpatia durante o atendimento. E até mesmo quando ele não compra, na reação do vendedor(a), se manteve a mesma simpatia ao despedir-se do cliente.
O que significa vender para verdadeiros vendedores é respeitar as opiniões do cliente, esclarecer suas dúvidas, conquistar sua confiança, para que a negociação culmine com uma venda saudável e o cliente queira voltar a comprar na sua loja! Isso vai aumentar suas vendas, fidelizar o cliente e transformar sua loja em sucesso!
Para vender com qualidade basta alguns passos simples. Por exemplo, abrir um sorriso sincero e cumprimentar com um simples “bom dia”, perguntar seu nome e trata-lo pelo nome, fazer perguntas para identificar a real necessidade do cliente, dar as opções para que ele decida qual a melhor.
Senhores, fiquem atentos com a qualidade de seus “vendedores”. Se notar deficiência, ofereça treinamento, busque ajuda para melhorar sua equipe. Qualquer investimento neste sentido é muito barato comparado com o custo altíssimo que é perder clientes! Pense nisso!
Sobre o Autor
0 Comentários