fbpx
Group of young people sitting on conference together while raising their hands to ask a question. Business team meeting seminar training concept.

Aí você me pergunta: Mas quem é o meu cliente interno?

Eles são todos os seus funcionários, em todas as categorias. Inclui os gerentes, supervisores, vendedores, caixa, copeira, office boy, etc. Mas porque são também clientes da empresa? Simplesmente porque é preciso vender para eles também!

O cliente interno é, sem dúvida, o mais esquecido e o primeiro em todo o processo de vendas. Ele não é só o colega de trabalho, o pessoal do Staff, de apoio ou suporte. É também um poderoso aliado que pode em muito contribuir para você aumentar suas vendas e gerar muito resultado para sua empresa.

Conheça seu cliente interno

Você Sabe Vender Para Seu Cliente Interno?

Não basta só saber o nome ou quem ele é. Conheça o trabalho que a pessoa realiza, perceba em que o trabalho dele influencia no seu. Descubra como criar uma sinergia entre os processos ou ainda como um pode ajudar o outro em suas funções. Mantenha sempre seu cliente interno a par de como andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido.

A satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar. Então, se Você Sabe Vender Para Seu Cliente Interno, você deve envolve-los completamente no processo.

O que vender para eles?

Aí quando lhe pergunto:  Você Sabe Vender Para Seu Cliente Interno? Por isso venda Motivação, Reconhecimento, Elogio Sincero, Dignidade, Interesse, Treinamento Constante, Incentivo para Criarem sua Metas, e muito mais! Mas venda para o cliente interno com espirito de liderança, para que eles acolham isso como uma coisa boa para o crescimento deles, deixe isso claro. Portando é necessário criar dispositivos de incentivo e uma rotina de treinamento para sua equipe. Como resultado você terá uma equipe com forte engajamento de todos e isso facilita você “vender” para eles. Portanto, a medida que sua equipe “compra” as ideias, o treinamento, a motivação, os resultados começam a aparecer de forma espetacular.

Interessante notar, e isso eu comprovei muitas vezes em minha empresa, que não é só o salário que retém o bom funcionário. No entanto a politica que o dirigente pratica com sua equipe faz uma enorme diferença em reter os talentos. Tive algumas experiências em minhas lojas, onde as minhas melhores vendedoras foram assediadas pela concorrência. Algumas receberam proposta de salário maior do que recebiam, e optaram por permanecer comigo. Contudo, teve um único caso, onde a funcionária pediu demissão para saída imediata, para trabalhar numa loja concorrente.

Liberei a funcionária e ela foi para lá. Após uma semana a funcionária me procurou arrependida, pedindo para voltar e relatando a decepção que foi. O resultado: Ela me relatou que o ambiente era péssimo, a gerente sempre de mau humor. Até o dono da loja era desrespeitoso, as colegas de trabalho sempre querendo puxar o tapete. Disse que sentiu muito a falta do acolhimento e do respeito que tínhamos em nossa equipe. Como resultado acolhi ela de volta, afinal tratava-se de uma excelente pessoa e ótima funcionária.

Não construa uma equipe nota 10 para a concorrência

É isso mesmo! Valorize sua equipe. Crie todos os meios para reter os talentos dentro da sua empresa. Contratar um funcionário, treinar, ensinar passo á passo as funções, engajar no espirito e nas metas da empresa, isso tudo é custoso para a empresa. Portanto, haja rápido e veja o que você pode fazer para vender para sua equipe.

Tenha plena convicção que um funcionário bem pago, altamente motivado, que tem sua próprias metas, pode produzir resultados fantásticos. Por isso, invista neles e valorize cada membro da sua equipe. Converse com cada um e descubra suas expectativas, seus objetivos e se comprometa á ajudá-los a chegar lá! O resultado não pode ser outro: Engajamento, Fidelidade e Crescimento!

Durante minha trajetória profissional de mais de 45 anos aprendi muita coisa em termos de motivação de equipes, e também a criar estratégias que alavancam qualquer negócio de varejo e serviços. Sempre procurei ajudar empreendedores como você a ter resultados no seu negócio. Por isso coloquei tudo isso no manual “Marketing Para Pequena Empresa”, que agora está disponível para você. Clique neste link e conheça: MARKETING PARA PEQUENA EMPRESA

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial