fbpx
Comprar é uma arte 

Mas como posso ser um excelente comprador? Como medir isso? Uma referencia de que há na empresa um comprador muito competente é quando o estoque não possui itens parados, onde há o giro de todos os produtos comprados, tando os de giro rápido como os de giro lento.

Sabe-se que o sucesso do negócio depende da compra bem feita. Comprou no preço certo, na quantidade certa, no modelo ou característica certa, a venda e o lucro é consequência.

Qual o papel do comprador na empresa?

Mas quais são as características do bom comprador?

O comprador precisa olhar com os olhos do cliente, pois não compra baseado nas suas preferencias pessoais, mas nos desejos e necessidades dos clientes. Imagine um comprador(a) numa loja de calçados ou de roupas, que compra baseado somente no seu gosto pessoal! Seria um fiasco de comprador(a). Somente os clientes com gosto parecido comprariam, mas e todos os outros, como ficariam?

Tive uma experiência em uma de minhas lojas, quando fiz um pedido de calçados para senhoras, fabricados no Rio de Janeiro. Quando recebemos os pedidos as vendedoras odiaram os modelos, classificando-os de antiquados, que não venderiam por serem muito simples e feios. Passado algum tempo, numa de nossas reuniões semanais, ao comentarmos sobre as faltas de produto, as vendedoras surpresas me disseram que já havia esgotado os números do tal calçado “simples e feio”. Resultado: vendeu tão bem porque satisfez uma necessidade das senhoras idosas que precisavam desse tipo de calçado extremamente confortável. As clientes não estavam preocupadas com a beleza do calçado. A necessidade era outra!

O comprador precisa estar focado na necessidade dos clientes

É necessário criar meios de descobrir essas necessidades do cliente e se manter antenados. Comprar é uma arte porque é preciso sensibilidade para captar as verdadeiras necessidades do cliente. Converse com os clientes e incentive seus vendedores a fazer o mesmo. Mantenha anotações dos itens mais pedidos. Sempre que for fazer um pedido de produto deve se perguntar: “O meu cliente quer isso? Se a resposta for sim, compra acertada, venda garantida, lucro no bolso!

Pense nisso, sucesso!

 

Osvaldo Rangel

 

 

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial